Wednesday, 30 January 2013

"Wednesdays for food": while the rain was falling outside…



Breakfast is a difficult meal for me. It may sound like a perfect contradiction to find a foodie like me having problems with her breakfast, but it is true.

Normally I don’t wake up with a great appetite, though it grows as the day goes on. That’s why probably my favourite meals of the day are always dinner and the indulgent snacks I have before going to bed. Is this correct? No, it isn’t.

That’s why old habits need to change, and hopefully, change quickly! Breakfast is, and needs to be, the most important meal of our day and that’s why I have decided to created some new “menus” for usual - almost inexistent – breakfast that I often have.
I decided to do some reading about it in order to understand exactly what not to have right in the morning high sugar consumption is not advisable, so therefore I decided to go for the classic healthy options – fibers, protein, and vitamins – and compose a simple sitting breakfast for a Sunday morning while the rain was falling outside.

What’s on the menu ,you ask?
Loads of good things and for that I have to thank a dear friend of mine who persuaded me to create a simple, practical breakfast to share with all of you. For that I thank him!


Breakfast Menu #1
  • Oatmeal porridge with dry apricots and natural honey
  • Fresh cheese with fresh raspberry coulis and chia seeds
  • Corn bread toast
  • English breakfast tea



For the oatmeal porridge:
Boil the amount of oatmeal you wish in a non-stick pan with enough milk to cover it for about 10 minutes and a cinnamon stick as well. Never stop stirring and don’t forget that the oatmeal absorbs the milk very quickly.
While it cooks add a little bit of honey to sweeten the milk.
In the end, chop the apricots and add them to the porridge as if they were little amber pieces. Add some more honey to bring everything together.



For the fresh cheese dish:
Slice some fresh cheese (sheep or goat as you prefer) and cover it with the raspberry coulis and a dessert spoon of chia seeds.
This is an uncooked coulis because we want to keep all the vitamins, therefore you just have to get about 100g of fresh raspberries and place them in a mixing cup with a bit of honey and two or three drops of lemon. Mix everything and “season” the cheese with it.
This very simple and satisfying, dish will give you protein and vitamins. The chia seeds will take it to a whole different level, given that they are considered to be super-food and full of nutrientes. It will also give some crunchiness to this dish.


Finish your breakfast with some good homemade toasts and some more fruit if you like.


After this your levels of energy will be high and your health will thank you in the long term!
Enjoy!

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O pequeno-almoço é uma refeição difícil para mim. Bem sei que pode parecer contraditório que uma foodie como eu tenha problemas em tomar o pequeno-almoço, mas é a mais pura das verdades.

Normalmente, não costumo acordar com fome ou apetite. O apetite é algo que vai crescendo e aumentando à medida que o dia passa e é por isso que, provavelmente, as minhas refeições preferidas são o jantar e os tantos snacks indulgentes que vou consumindo antes de me  deitar. Será que isto é correcto? Pois é claro que não!

É por isso que devemos mudar velhos hábitos, e este espero que mude o mais rápido possível! O pequeno-almoço é, necessariamente, a refeição mais importante do dia e, assim, decidi criar alguns menus diferentes para a minha primeira refeição, tendencialmente quase inexistente.
Após algumas leituras, de forma a compreender exactamente o que não devemos consumir nesta fase do dia, percebi que os açúcares refinados deveriam ser banidos do menu. Segui, então, as directrizes clássicas para um pequeno-almoço saudável: fibra, proteína e vitaminas – e, deste modo, compus uma refeição simples para ser tomada com calma, num Domingo de manhã, enquanto chove lá fora.

Então o que temos no menu, perguntam vocês?
Muitas coisas boas, e devo desde já agradecer a um querido amigo que me persuadiu a criar este post.

Menu de pequeno-almoço #1
  • Papas de aveia com alperces secos e mel natural
  • Queijo fresco com coulis de framboesas frescas e sementes de chia
  •  Torradas de broa de milho
  • Chá forte (English breakfast)


Para as papas de aveia:
Coza a quantidade pretendida de aveia numa pequena panela (de preferência antiaderente) com a quantidade de leite suficiente para cobrir a aveia. Deixe cozer durante cerca de dez minutos, juntamente com um pauzinho de canela. Não se esqueça que o leite é rapidamente absorvido pela aveia, portanto mexa constantemente para que não queime.

Enquanto a aveia coze adicione também um pouco de mel para adoçar a papa.
Por fim, corte os alperces em pequenos pedaços e disponha-os sobre a papa de aveia como pequenos pedaços de âmbar! Junte um pouco mais de mel e misture.


Para o prato de queijo fresco:
Corte um queijo fresco em fatias (seja de ovelha ou cabra, como preferir) e cubra com coulis de framboesa e uma colher de sobremesa de sementes de chia.
Este coulis é fresco, não cozinhado, pois pretende manter todas as vitaminas da fruta. Desta forma só terá que colocar cerca de 100g de framboesas num copo misturador, com um apontamento de mel e umas gotas de limão. Mexa tudo muito bem e, quando estiver bem cremoso, coloque sobre o queijo fresco.

Este prato tão simples (mas tão satisfatório) providencia a proteína e as vitaminas para este pequeno-almoço. Não nos podemos esquecer das sementes de chia que tornam este prato ainda mais poderoso, uma vez que estas são consideradas um superalimento e conferem  também uma textura crocante.


Termine, então, o seu pequeno-almoço com umas boas torradas caseiras e mais alguma fruta, se desejar.
Depois disto os seus níveis de energia vão estar em alta e a saúde vai agradecer a longo prazo!




4 comments:

  1. Onde posso encontrar os alperces secos e as sementes de chia?

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    1. Caro Filipe, os alperces secos podem ser encontrados em qualquer supermercado. Contudo sugiro as pequenas mercearias especializadas nestes produtos, pois geralmente são de qualidade superior e podem ser comprados avulso. Para este prato não necessita de muitos alperces, na realidade um punhado é suficiente para duas pessoas. Pode encontrar sementes de Chia m practiamente todas as lojas de produtos orgânicos/macrobióticos, etc... Contudo não são baratas. O local onde encontrei a um preço mais acessível foi no Mercado da praça da Figueira que tem uma pequena (mas boa) secção de sementes e cereais. bjs e obrigada.

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  2. Que belo pequeno-almoço. Toda a apresentação é muito agradável e convidativa. Parabéns.

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    1. Muito obrigada pelo seu comentário e opinião. bjs.

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